(11) 96877-8944

Como funciona o Licenciamento Microsoft?

Existem diferentes formas de pequenas e médias empresas adquirirem soluções da Microsoft.

Atualmente tem várias formas de vendas irregulares na internet, portanto, precisa tomar cuidado antes de comprar ou licenciar a sua empresa.

Iremos falar sobre o tipo de licenças que a Microsoft disponibiliza no mercado para pequenas e medianas empresas.

Licença OEM

Um tipo de licença bem conhecido é a licença OEM que corresponde ao software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (novos ou recondicionados), eles vêm direto do fabricante do computador ou da empresa habilitada a instalá-la, não são compradas avulsas, há tanto sistemas operacionais quanto aplicativos como o Office do tipo OEM.

Para que esta licença seja válida é necessário que sejam cumpridos alguns requisitos. Os principais requisitos são: Nota fiscal que conste o equipamento mais a licença no mesmo documento, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento).  Podem ou não acompanhar mídia de instalação, depende do fabricante.

Licenças ESD e FPP

Um produto FPP é vendido em caixinhas ou cartões, pode vir com mídia de instalação ou não. São adquiridos em lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O licenciamento FPP foi pensado para poucos equipamentos (no máximo 05), devido a complexidade em armazenar e relacionar a licença com o seu respectivo equipamento, em quantidades maiores é interessante partir para o licenciamento por volume (Licenciamento por volume Microsoft).

Para uma licença FPP ser válida é necessário ter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia) e estar instalada na quantidade correta de equipamentos. Por exemplo, uma licença Office Home and Student 2010 permite instalação em até 03 equipamentos simultâneos, se houver um 4º equipamento com a mesma licença, há irregularidade. Já uma licença Windows 7 Professional SP1 permite a instalação em apenas 01 equipamento simultâneo, para instalá-la em outro equipamento deve-se remover a licença do outro equipamento. O mesmo se aplica a licença Office 365 Home para 5 usuários deve ser respeitado, visto que se houver mais de 5 usuários haverá irregularidade também.

Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, tem regras de instalação e licenciamento muito parecidas, porém a diferença é que se trata de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto.

Portanto, explicamos que, o conjunto de licenças mais utilizado em pequenas e médias empresas: volume (ou contrato Open), OEM, COEM, ESD e FPP, se tiver dúvidas sinta-se à vontade para nós contactar ou até deixar um comentário abaixo.

Recomendamos sempre um profissional ou empresa especialista em licenciamento Microsoft, com certificação e competência comprovadas na área, para acompanhar ações de regularização ou compra de licenças.

Saiba mais no link abaixo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Avatar SP PISOS
Grupo Phazes
Olá!
Está procurando por Suporte em TI, Rede, Firewall, Virtualização, soluções VPN ou Criação de Sites?
Escreva abaixo.